Projeto de Pesquisa MHTX

 

Coordenadora
Estudantes
Técnicos

PESQUISADORES



Homepage: benildesmaculan.eci.ufmg.br

    Lattes

 

Benildes Coura Moreira dos Santos Maculan

Doutora e Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na Escola de Ciência da Informação (ECI) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e forma em Bibliotecária pela mesma Universidade. Atualmente, Professora Adjunto no Departamento de Organização e Tratamento da Informação, na ECI/UFMG. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa MHTX - Modelagem Conceitual para Organização Hipertextual de Documentos e no Grupo de Pesquisa RECRI - Representação do Conhecimento e Recuperação da Informação e no Programa de Pós-Graduação em Gestão & Organização do Conhecimento (PPGGOC/ECI/UFMG).



Homepage: celiadias.eci.ufmg.br/

    Lattes

 

Celia da Consolação Dias

Possui graduação em Biblioteconomia pela Escola de Ciência da Informação da UFMG (1990), mestrado (2002) e doutorado em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG (2010). Tenho experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em planejamento, implantação, coordenação de projetos e gestão de equipes. Atuo na organização de acervos bibliográficos e especiais, em projetos de Gestão de documentos arquivísticos em diversas instituições públicas e privadas do Brasil.



Homepage: cintialourenco.eci.ufmg.br

  Lattes

 

Cíntia Azevedo Lourenço

Cíntia Azevedo Lourenço concluiu o mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1998 e o doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2005. Atualmente é Professora na Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Organização da Informação - Representação Descritiva, Classificação do conhecimento e organização da informação na web.



Homepage:

  Lattes

 


Fabiano Couto Corrêa da Silva

Doutorando em Información y Documentación en la Sociedad del Conocimiento (Universidad de Barcelona), Professor do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Leciona para os cursos de Biblioteconomia, Medicina, Turismo Bi-Nacional, História e Mídias na Educação. Atualmente desenvolve pesquisas sobre modelos de gestão de dados científicos, com ênfase para dados oceanográficos.




Homepage: 

 

  Lattes

 

Flávio Vieira Pontes

Doutor pelo pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFMG (2013). Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atua como Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal de Viçosa, e também como professor do ensino superior na Faculdade de Viçosa. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, com ênfase em Bancos de Dados, Engenharia de Software e Programação Web. Atua também nas áreas de pesquisa relacionadas a Organização e Uso da informação, Bibliotecas e Repositórios Digitais, Classificações Facetadas e Taxonomias.



Homepage: 

  Lattes

 

Ivo Pierozzi Júnior

Graduação em Ciências Biológicas (1981), mestrado (1985) e doutorado (1989) em Ecologia, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Pesquisador A da Embrapa Informática Agropecuária. Ocupou cargos gerenciais em P&D e C&T por mais de uma década, na Embrapa Monitoramento por Satélite. Desenvolveu pesquisas na área de Acridologia Operacional e atualmente trabalha com os seguintes temas: Terminologia Agropecuária, Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, Arquitetura da Informação, Sistemas de Informação e Internet.



Homepage: 

  Lattes

 

Marcel Ferrante Silva

Professor Adjunto no Curso de Gestão da Informação da FIC / UFG. Doutorado em Ciência da Informação pela UFMG (2013). Professor nos cursos de graduação de Sistemas de Informação e Biblioteconomia da UFMG durante 2 anos (2008-2009). Mestre em Ciência da Informação pela UFMG (2007). Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG (2005). Engenheiro de Telecomunicações pelo INATEL (2000). Técnico em Eletrônica pelo CEFET-GO (1995).




Homepage: http://www.professores.uff.br/mlcampos


   Lattes

 

Maria Luiza de Almeida Campos

Graduada em Biblioteconomia e Documentação. Doutora em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro em Informação Científica e Tecnológica - IBICT/UFRJ. No ano de 2008 obteve Pós-Doutorado no Laboratório de Biologia Molecular de Tripanosamatídeos e Flebotomídeos do Instituto Oswaldo Cruz ? FIOCRUZ na área de Ontologias genômicas,e no ano de 2014 obteve seu segundo Pós Doutorado na USP no Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP na área de Teorias de Representação/Ontologia de Fundamentação. Professora Associada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense. Possui atividades de ensino e pesquisa na área de Organização e Recuperação da Informação, com especialidades nas seguintes temáticas: Teorias de Representação, Modelagem de Domínio, Construção de Tesauros e Taxonomias; Teoria da Classificação; Terminologia; Ontologia e Gestão de Conteúdos. Desenvolve a pesquisa ?Investigação sobre as bases epistemológicas e ontológicas da representação de domínios de conhecimento: a questão do compromisso ontológico em ontologias de fundamentação", como bolsista em produtividade pelo CNPq. Coordenadora do grupo de pesquisa ?Ontologia e Taxonomia : aspectos teóricos e metodológicos?. Vêm atuando em diversas Instituições como consultora em atividades de elaboração de linguagens documentárias, taxonomias e de política de indexação. É autora do livro ?Linguagens Documentárias: teorias que fundamentam sua elaboração? e de artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais.



Homepage: 

  Lattes

 

Nair Yumiko Kobashi

Bacharel em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (1980), bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de São Paulo (1978), mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1988). Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994). Realizou estágio de pesquisa na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em 1991, sob a orientação de Jean-Claude Gardin (diretor de pesquisas do CNRS). Professora livre-docente (Área: Análise documentária) da Universidade de São Paulo. Coordenadora adjunta da área Ciências Sociais Aplicadas I (CAPES), no período 2011-2014. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização, representação e recuperação da Informação, com foco nos seguintes temas: Elaboração e avaliação de vocabulários controlados (Tesauros, taxonomias e ontologias); Análise documentária; Indexação e resumos; Terminologia e linguagens documentárias; Estudos métricos da informação (Bibliometria e Cientometria).